Melhores Aspiradores de pó 2024
Ter um bom aspirador de pó em casa é algo extremamente importante para facilitar o seu dia a dia. Antigamente, éramos obrigados a utilizar vassouras e espanadores para limpar o chão das nossas casas, mas, conforme a tecnologia foi evoluindo, os aspiradores chegaram e se tornaram simplesmente indispensáveis para tornarmos a rotina mais prática e rápida. Atualmente, existem diversos tipos de aspiradores diferentes, e nem sempre o que é melhor para você será melhor para outra pessoa. Por esse motivo, hoje vamos mostrar para você as principais opções disponíveis no mercado, para que você possa escolher a que mais lhe agrada.

Aspiradores tradicionais
Os aspiradores de pó tradicionais são os mais comuns atualmente, mas vêm perdendo espaço para as opções mais modernas. Entretanto, são itens indispensáveis para quem deseja fazer uma faxina um pouco mais pesada. Geralmente, eles têm mais potência do que os outros tipos, além de também serem mais robustos e flexíveis.
Prós
- Possui uma potência muito mais alta do que algumas das outras opções que estão no mercado;
- Pode ser adaptado para diversas funcionalidades, de acordo com a sua necessidade;
- Seu compartimento interno é maior, levando mais tempo para ficar cheio;
- Por utilizar uma mangueira de sucção, torna o trabalho de alcançar cantos estreitos muito mais dinâmico.
Contras
- É uma das opções de aspiradores mais cara dentro do mercado atualmente;
- Gera bastante barulho devido à sua alta potência, o que pode se tornar um incômodo para certas pessoas;
- Ocupa muito espaço, sendo necessário ter um local na sua casa separado especialmente para guardá-lo.
Aspiradores de mão
Aspiradores de mão são uma alternativa simples e prática para quem desejar ter mais comodidade no seu dia a dia, sem a necessidade de precisar montar todo um aspirador tradicional para lidar com a sujeira diária. Esta é uma opção extremamente acessível, mas que não possui a potência das outras.
Prós
- Muito mais barato do que as outras opções;
- Pode ser usado com facilidade em mesas, carros e para limpar pequenas sujeiras;
- Não precisa estar conectado a uma tomada para ser utilizado;
- Pode ser levado para qualquer lugar, desde que esteja adequadamente carregado.
Contras
- Não possui uma grande potência, de forma que não é indicado para faxinas pesadas;
- Sua bateria interna não permite que você o utilize por longos períodos;
- Não alcança cantos e frestas de forma eficiente durante a limpeza periódica;
- Sua capacidade de armazenamento é muito baixa quando comparada a outros tipos de aspirador.
Aspiradores verticais
Esse tipo de aspirador de pó tem se tornado bem popular nos últimos anos devido à sua praticidade e formato mais fácil de ser utilizado. Ele é um meio termo entre o aspirador de pó tradicional e o aspirador de mão, o que faz com que ele ofereça os lados positivos de ambos, assim como os lados negativos.
Prós
- Fornece muito mais praticidade no seu dia a dia, podendo ser guardado com tranquilidade e oferecendo muita potência;
- Possui uma capacidade de armazenamento interna razoável, e geralmente seu compartimento interno é transparente, o que permite a visualização;
- Consome menos energia do que a opção mais tradicional de aspiradores de pó.
Contras
- Não consegue acessar cantos e frestas de forma simples e prática;
- Não pode ser utilizado para aspirar paredes, mesas, tetos e carros.
Aspiradores robô
Essa é a forma mais moderna de aspirador que existe atualmente. Por se tratar de uma ferramenta de limpeza autônoma, você não precisa se preocupar em fazer a faxina à mão, e inclusive alguns modelos oferecem a opção de passar pano também, o que é uma verdadeira mão na roda. Entretanto, os aspiradores robô têm alguns problemas que devem ser mencionados.
Prós
- Funciona de forma independente, sem ser necessário fazer qualquer esforço;
- Alcança todos os lugares da sua casa, com exceção de cantos e quinas, deixando o ambiente limpo;
- Alguns modelos podem ser programados através do seu celular, e podem ser controlados dessa forma também.
Contras
- A capacidade de armazenamento interna é baixa, o que requer que você esteja sempre esvaziando e limpando o aspirador;
- A bateria não dura por mais do que três horas, sendo necessário recarregá-lo depois disso;Pode acabar preso em algum lugar da sua casa, caso você deixe cadeiras no chão, por exemplo, sendo necessário sempre tirar fios e outras coisas que atrapalhem o robô antes dele sair da sua base.
O que considerar na hora de fazer a sua escolha
Capacidade
Sem dúvidas, esse é um dos fatores mais importantes a serem levados em consideração na hora de escolher entre uma opção ou outra de aspirador. Claro, diversos fatores devem ser considerados, mas você precisa ter em mente que a capacidade do modelo vai determinar quantas vezes você vai ter que esvaziá-lo. Por exemplo, um aspirador tradicional pode ficar semanas sem ser esvaziado, enquanto um aspirador de mão geralmente tem que ser esvaziado quase que diariamente. Mas nem sempre uma baixa capacidade é algo negativo, já que um aspirador robô tem pouco espaço interno, mas ainda assim poupa muito trabalho.
Potência do aspirador
Ter um aspirador de pó potente significa que você muito provavelmente não vai precisar ficar se esforçando para que ele funcione. Por outro lado, geralmente os aspiradores mais potentes ou custam muito caro ou são muito grandes, o que torna esse ponto algo bem delicado. Você terá que escolher de acordo com a necessidade que tem como usuário, mas é sempre importante ter em mente que, quanto mais potente, mais gasto o aspirador vai gerar enquanto estiver fazendo a faxina na casa.
Conclusão
Escolher um bom aspirador de pó pode levar algum tempo, mas a pesquisa vale muito a pena! Leve todos os dados e informações que você encontrou aqui em consideração na hora de fazer a sua escolha, e lembre-se sempre de que é necessário atender as necessidades que você tem como usuário do produto. De nada adianta comprar um aspirador robô se o que você realmente precisa é um aspirador mais forte para fazer faxinas pesadas e que tenha maior capacidade interna!